Social

O Centro Social Paroquial São Tomás d'Aquino surgiu como um acto de solidariedade com os pobres e carenciados da paróquia que, na reflexão da oração que o Senhor nos ensinou e que todos os dias nos convida a manifestar a nossa preocupação junto do Pai, pedindo o alimento necessário à nossa subsistência - «O pão nosso de cada dia nos dai hoje» - foi criando disponibilidades para a dedicação aos outros.
Saiba Mais
O grupo vicentino, CSVP, da Paróquia de São Tomás de Aquino é um grupo de « ação social que em atitude de voluntariado « disponibiliza parte do seu tempo na ajuda ao próximo. Este grupo teve início em 06.02.2009, sob a orientação do nosso Pároco, Sr. Padre Álvaro Cunha e atualmente é constituído por catorze pessoas e está aberto a quantos desejem viver a sua fé no amor e serviço aos irmãos.
Como vicentinos estamos em contínua aprendizagem, na medida em que procuramos desenvolver a nossa atitude cristã. As relações intergrupos e as relações com as pessoas por este grupo assistidas, são importantes no crescimento espiritual de cada um dos seus eleentos.
O que fazemos?
A missão dos vicentinos, movida por um espírito cristão, insere-se na pastoral sócio caritativa e na assistência prestada a crentes e não crentes que nos procuram.
A sua atividade desenvolve-se em articulação com o Centro Social e o grupo de jovens da paróquia, assim como em todas as atividades da comunidade paroquial em que é necessário. Concretamente:
- Visita domiciliária a carenciados e acompanhamento de idosos.
- Distribuição de alimentos, roupas, calçado, brinquedos e livros.
- Participação nos eventos do Centro Social, destinados a proporcionar momentos de alegria, de espiritualidade e de convívio, a séniores e a pessoas portadoras de deficiência.
III DIA MUNDIAL DOS POBRES
17 DE NOVEMBRO DE 2019

Neste III Dia Mundial dos Pobres fazemos memória e agradecemos a disponibilidade dos vários grupos e irmãos da Paróquia que, com a sua generosidade, se colocam ao serviço dos mais frágeis, nas várias áreas da pastoral sócio-caritativa:
- 15 doentes recebem a Sagrada Comunhão no seu domicílio, por um Ministro Extraordinário da Comunhão.
- 80 idosos beneficiam das várias valências do Centro de Dia e Centro de Convívio do Centro Social da Paróquia: almoço, lanche, reforço para o jantar e atividades ocupacionais diárias.
- 52 idosos beneficiam dos Serviços de Apoio Domiciliário do Centro Social da Paróquia.
- 48 dias por ano os jovens da Juventude Mariana Vicentina rezam o terço com os idosos no Centro de Dia da Paróquia.
- 208 dias por ano os irmãos da Conferência de São Vicente de Paulo rezam com os idosos no Centro de Dia da Paróquia.
- 23 famílias recebem mensalmente apoio alimentar através da Conferência de São Vicente de Paulo, com a ajuda dos jovens da Juventude Mariana Vicentina.
- 48 dias por ano são entregues roupas pela Conferência de São Vicente de Paulo às famílias carenciadas.
- 50 famílias recebem cabazes de Natal, graças à generosidade de todos os irmãos da Paróquia, trabalho coordenado pela Conferência de São Vicente de Paulo e pelos jovens.
O Papa Francisco diz-nos, na mensagem para o III Dia Mundial dos Pobres, que “os pobres precisam das nossas mãos para se reerguer, dos nossos corações para sentir de novo o calor do afeto, da nossa presença para superar a solidão. Precisam simplesmente de Amor”.
Obrigado a todos por serem o rosto deste Amor!