Animação Litúrgica

Coro São Tomás de Aquino
O Coro de São Tomás de Aquino, ao longo dos seus anos de existência, tem passado por várias etapas e lideranças. Hoje, sob a direcção de João Andrade Nunes, apresenta-se como um coro de índole litúrgica com a função de solenizar as principais celebrações eucarísticas. Recorrendo, maioritariamente, à prática homofónica, o Coro encontra-se, dessa forma, em permanente diálogo com a Assembleia, o que possibilita uma efectiva participação de todos os fiéis nas celebrações. O ingresso no coro carece de uma prova de acesso. Os ensaios decorrem habitualmente às terças e quintas-feiras, às 21 horas. Inscreva-se no Secretariado da Paróquia.
Ensemble São Tomás de Aquino
Paralelamente ao Coro de São Tomás de Aquino, o Ensemble São Tomás de Aquino, igualmente residente na Igreja de São Tomás de Aquino, constitui-se como um grupo de composição variável formado por jovens músicos profissionais. Criado em Setembro de 2015 com a função de solenizar Eucaristias e Solenidades tem, desde então, apresentado – em concerto e no âmbito litúrgico – repertório verdadeiramente exigente e diferenciado fazendo ponde entre a intemporal arte musical sacra e o serviço litúrgico.

Site oficial:  www.ensemblesta.com

Coro das Famílias
Os seus elementos estão juntos desde Setembro de 2013 constituindo na altura o coro da Catequese. No entanto, com o passar dos tempos a sua constituição passou a albergar pais e filhos, pelo que, desde setembro de 2015, passou a intitular-se Coro das Famílias de São Tomás de Aquino e é dirigido por Marta Figueira.
A sua missão principal é a animação litúrgica bem como promover o gosto pela música litúrgica em família. Se “cantar é rezar duas vezes”, e se “família que reza unida permanece unida”.

Os ensaios acontecem ao domingo às 11h30.
Coro Jovem
"CRISTO VIVE! É Ele a nossa esperança e a mais bela juventude deste mundo! Tudo o que toca torna-se jovem, fica novo, enche-se de vida." (Christus Vivit, 1).

O Coro Jovem de São Tomás de Aquino foi constituído em Outubro de 2011, e desde Setembro de 2014 é dirigido por Nuno Pereira. Desde então o grupo foi crescendo em número, diversidade, qualidade e compromisso, contando atualmente com cerca de 20 elementos.

Tem como finalidade principal ajudar a celebrar a Eucaristia através do canto, e pretende ser um espaço de formação integral dos seus elementos, jovens cristãos que procuram exprimir e partilhar a sua fé através da música.

O grupo está ainda inserido na Pastoral Jovem da paróquia, onde desenvolve outras atividades complementares. Os ensaios realizam-se na paróquia às quintas-feiras, às 21h30m. Está aberto a todos os jovens!

Para mais informações favor contactar através do e-mail: corojovemsta@gmail.com.
Coro dos Pequenos Cantores
Com elementos dos 6 aos 16 anos, o coro nasceu em 2010 e fez a sua primeira aparição pública em Junho de 2011, pela mão da maestrina Jacinta Correia. Desde Setembro de 2013 que é dirigido pela maestrina Ana Isabel Pereira. Tem por principal missão a animação litúrgica e a participação em actividades festivas da Paróquia, e procura promover a formação musical e vocal dos seus elementos a par do despertar do gosto pela música e pelo canto. Em 2015, participou no VII Encontro de Coros Infanto-Juvenis na Igreja dos Pastorinhos, em Alverca, tendo já organizado e participado nos Encontros de Coros de Pequenos Cantores, na Paróquia de São Tomás de Aquino, em 2014, 2015 e 2016. Em 2016, num trabalho conjunto com os Coros Infanto-Juvenis das paróquias do Cacém, Loures e Mafra, apresenta o musical "Jesus, a Sua Missão". Tem também participado em vários concertos na paróquia a convite do Padre Miguel Carneiro, por altura do Advento e Quaresma.
Inscrições Abertas!
Coro Sagrado Coração de Jesus
É um coro essencialmente litúrgico e foi refundado em 1970 pelo seu actual Director, o Padre Miguel Carneiro.
Comemora este ano os seus 50 anos de existência, cheios de vida, entusiasmo e actividade constante.
Desde Setembro de 2011, tem tido um papel relevante na liturgia dominical e nas diversas festividades da Paróquia de São Tomás de Aquino.
Ensaiam aos sábados, às 16h30 e contam consigo.

Rodrigo Castanheira

• Frequentou a classe de Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa
  • É Licenciado em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior de Engenharia de Lisboa (ISEL)
  • Organista na Paróquia de São Tomás de Aquino e na Paróquia do Coração Imaculado de Maria

João Andrade Nunes

• Licenciado em Música pela Escola Superior de Música de Lisboa.
  • Maestro do Coro e do Ensemble São Tomás de Aquino.
  • Organista na Paróquia São Tomás de Aquino

André Ferreira

• Licenciado em Órgão pelo Conservatório de Amesterdão
  • Professor de Órgão na Escola Diocesana de Música Sacra de Lisboa