Bem-vindos à Paróquia de São Tomás de Aquino.
A nossa paróquia é uma comunidade de vida espiritual inserida na diocese Lisboa e está desde a sua origem sob a responsabilidade pastoral dos Padres da Missão - Padres Vicentinos. Somos, em primeiro lugar, uma parcela do povo de Deus que professa a fé em Jesus como Filho de Deus, Aquele que, sob a ação do Espírito Santo, deu a vida por nós.
Animados por esta certeza, celebramos a Eucaristia diariamente, mas é ao domingo que a comunidade se reúne em maior número para, festivamente, dar graças a Deus. Além da Eucaristia, o acompanhamento espiritual
é proporcionado através da celebração dos restantes sacramentos e, sempre que solicitado, mediante um seguimento pessoal.
Do batismo ao matrimónio, o crescimento na fé envolve diversas etapas. Os ciclos de catequese, desde a infância até à fase adulta, promovem uma adequada formação para que cada membro possa publicamente apresentar, de modo claro e compreensível, as razões da sua fé. Em paralelo, os vários grupos de reflexão e oração constituem espaços privilegiados para partilha e crescimento na fé.
A paróquia é uma casa aberta todos os dias do ano. Por ela passam semanalmente milhares de pessoas. Para além da dimensão espiritual, desenvolvemos também uma vertente social. Dispomos de um Centro Social
que apoia mais de 130 famílias, servindo diariamente cerca de 100 refeições. Por outro lado, os voluntários Vicentinos acompanham regularmente dezenas pessoas ou grupos em dificuldade.
No âmbito cultural, a paróquia oferece um conjunto assinalável de iniciativas através de conferências, concertos, tertúlias com escritores e exposições temáticas. É também um lugar de encontro, de ensaio e de debate permanente.
A vida da comunidade depende em grande parte do trabalho dos voluntários. São eles que dão vida aos diferentes serviços: na liturgia
(como os coros, acólitos, leitores e zeladoras), na evangelização
(como a catequese e o agrupamento de escuteiros, entre outros) e nos serviços tão variados
mais indispensáveis para o bom funcionamento da comunidade (atendimento, biblioteca, bar, jardinagem).
Os voluntários são «as pedras vivas». Eles são o rosto mais visível da comunidade.
Venha conhecer-nos!