Família

Os grupos de Casais de São Tomás nascem como resposta ao chamamento universal à santidade. A santidade na vida matrimonial e na família consiste em viver à luz do Evangelho. Através da partilha de experiências, do aprofundamento dos textos do magistério da Igreja, da meditação da Palavra de Deus e da oração, os casais encontram inspiração para os desafios de cada dia.

Juntem-se a nós!
O Curso de Preparação para o Matrimónio (CPM) cuja primeira edição ocorreu em 2018, tem a duração de 5 semanas e destina-se sobretudo aos casais noivos, porém, qualquer casal, seja qual for a sua situação, pode-se inscrever neste curso.
Os objectivos do CPM são preparar os casais que vão celebrar o matrimônio tendo em vista uma maior vivência da fé em casal, uma redescoberta da fé e do sentido do matrimônio nos dias de hoje e na vida de cada um dos cônjuges e do casal como um todo.
Para isso, nesta formação abordam-se temas como porquê casar pela Igreja, o amor e as suas linguagens, a fecundidade, a vida do casal com tudo em comum e a vida do casal com Deus.
O CPM é organizado por uma equipa de cinco casais da Paróquia de São Tomás de Aquino, e conta com a assistência espiritual do pároco, o Pe. Álvaro Cunha.

A preparação dos pais e padrinhos para o batismo, momento privilegiado do anúncio de Jesus Cristo e do Seu Evangelho, tem como principais objetivos:
  • testemunhar e anunciar a alegria de pertencer à Igreja e dialogar sobre a sua missão;
  • despertar e intensificar a fé de cada um e da sua família;
  • integrar, acolher e motivar as famílias na vida da comunidade;
  • transmitir, dialogar ou reavivar os rituais do batismo.
O Curso de Preparação para o Batismo (CPB) é organizado por uma equipa de dois casais da Paróquia de São Tomás de Aquino e conta, ainda, com a assistência espiritual do pároco, Pe. Álvaro Cunha.

Horário: Todas as primeiras 5.ªs feiras de cada mês às 21h15m
A Pastoral da Família incide nas diversas etapas da formação e crescimento da realidade familiar.

«Compete-lhe elaborar e dinamizar programas de pastoral específica, orientados para a evangelização da família, em convergência com outros sectores, tais como o da Catequese e da Pastoral Juvenil, com as estruturas de pastoral territorial e com os movimentos familiares.» (Bases Estatutárias da Cúria Diocesana, 29)