Paróquia

Os Mosaicos da Paróquia

No discurso aos deputados do Parlamento Europeu, o Papa Francisco serviu-se da imagem do fresco de Rafael – a escola de Atenas – para falar de duas dimensões configuradoras da identidade da cultura europeia.

A evocação de Platão que aponta para o alto, para o mundo das ideias, e a de Aristóteles que assinala a terra, a realidade concreta, resume dois movimentos bem presentes desde a antiguidade até aos nossos dias.

Nas palavras do Papa, os gestos dos clássicos definem «a Europa e a sua história, feita de encontro permanente entre céu e terra, onde o céu indica a abertura ao transcendente, a Deus, que desde sempre caracterizou o homem europeu, e a terra representa a sua capacidade prática e concreta de enfrentar as situações e os problemas».

Na história da Igreja, estas duas perspetivas complementares – céu e terra, eternidade e finitude, teologia especulativa e organização da caridade – podem ser representadas por dois santos: S. Tomás de Aquino e S. Vicente de Paulo.

O primeiro, o Doutor Angélico, orago desta igreja, é um dos maiores expoentes do pensamento ocidental e o representante insigne da teologia escolástica.

Já o segundo, patrono de todas as obras de caridade da Igreja Católica, é o fundador da Congregação da Missão, Sociedade de Vida Apostólica que não só albergou nas suas estruturas, durante décadas, mas também animou a comunidade que hoje é a Paróquia de S. Tomás de Aquino.

Em épocas diferentes e de modos diversos, S. Tomás de Aquino e S. Vicente de Paulo deram um contributo ímpar na construção da identidade da Igreja e por isso ambos são dignos de veneração. Assim, ao evocar estes dois santos da Igreja universal, pretende-se não só dar visibilidade e homenagear, mas também apresentá-los como modelos inspiradores para os todos os cristãos.

A paróquia de S. Tomás de Aquino, em Lisboa, decidiu convidar a artista Ilda David para realização de dois painéis em mosaico de pedra nas duas paredes que ladeiam o altar. O painel do lado esquerdo, denominado "Rumor de Deus", apresenta a figura de S. Tomás de Aquino com um livro aberto, assistido por um anjo e, em cima, a "Escada de Jacob".

No lado direito, num painel intitulado "Fé e Caridade", faz-se a evocação de S. Vicente de Paulo, acompanhado com representações de algumas obras de misericórdia.