Evangelização

Agrupamento 523 - S. Tomás de Aquino Fundação
A Filiação do Agrupamento foi feita a 1 de Julho de 1978 conforme a Ordem de Serviço Nacional Nº 367:
«Com sede em S. Domingos de Benfica e tendo como
Patrono S. Tomás de Aquino, filiado no C.N.E. o Agrupamento 523.
Faz parte deste Agrupamento o Grupo 52, S. Tomás de Aquino, que agora se filia.»
A catequese é o ensinamento essencial da fé
Quando se fala em catequese, muitos pensam naquela que prepara as crianças para a Primeira Eucaristia ou a Crisma. Engana-se quem acha que catequese é o mesmo que “dar catecismo”, pois ela faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina, como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica.
Descarregar Ficha de Inscrição Descarregar Ficha de Renovação
As Catequeses de Adultos de preparação para o Crisma destinam-se a todos os que pretendem finalizar a sua iniciação cristã, ou seja, uma preparação para receber o sacramento do Crisma e em alguns casos também a Eucaristia. Também se destina a todos os que desejam reaproximar-se da Igreja, redescobrir a sua fé, ou aprofundar a vivência da sua fé.
O conjunto das catequeses têm a duração de um ano, com início em janeiro e decorrem às terças-feiras, das 21:30 às 23:00.
Nestas catequeses são abordados temas como a História da Salvação, o Credo, os Sacramentos, a Bíblia, a Oração e a vivência espiritual, a Comunidade Cristã, a Liturgia e muitos outros.
As catequeses são orientadas por dois leigos, António Miguel e Miguel Caldeira Coelho, os quais desde 2009 colaboram na dinamização deste grupo. Até ao momento, estas catequeses já contribuíram para mais de 50 pessoas encontrarem um novo alento para a sua vida com Cristo, descobrindo todo o significado da grande verdade - Deus criou-nos por amor para nos atrair à comunhão com Ele.
Descarregar Ficha de Inscrição
Os jovens da Juventude Mariana Vicentina vivem a fé assentes em cinco pilares:
- ECLESIAL: conscientes da nossa pertença à Igreja, comprometemo-nos a secundar de maneira responsável e ativa as orientações dos seus Pastores.
- LAICAL: somos jovens leigos que procuram viver o Evangelho no meio da sociedade.
- MARIANO: fiéis à nossa origem, seguimos Jesus Cristo tendo Maria como modelo de vida interior e de entrega a Deus.
- VICENTINO: seguindo o espírito de São Vicente de Paulo, procuramos estar atentos às necessidades do mundo que nos rodeia, tornando-nos presentes entre os pobres.
- MISSIONÁRIO: estamos ao serviço da Missão e da Caridade de Jesus Cristo, empenhados nas tarefas da evangelização e nas iniciativas em favor dos necessitados.
Basta destacar as palavras que você quer projetar e escolher dentre as várias opções na barra de edição de texto.
Com o objetivo de fazer com que a nossa fé cresça cada vez mais, a cada dia que passa - conhecer Deus, a sua manifestação na nossa vida e criar intimidade com Ele, aprendendo a rezar. Simultaneamente, este trajeto de fé aumenta o autoconhecimento, o sentido de responsabilidade, o espírito de entreajuda e os laços afetivos entre os elementos do grupo e a comunidade paroquial onde estamos inseridos. Refletimos e discutimos qual o nosso papel como jovens católicos na sociedade: faculdade, família e outros grupos em que estamos inseridos. Há também sessões em que nos dedicamos só à oração.
O nosso grupo tem assumido, desde o início, uma particularidade que é preparar alguns dos jovens para o sacramento do Crisma o que, por si só, transporta a nossa missão para algo muito específico. Mas este grupo não é só um grupo de preparação para o Crisma. Queremos formar jovens na fé, jovens que amem a Jesus Cristo e à Sua Igreja. Queremos ajudá-los a viver conscientes da presença de Cristo na sua vida e a serem verdadeiros protagonistas na Fé. Queremos proporcionar um caminho sólido na vida cristã, estimular a vida de oração individual e comunitária e criar espaços para uma relação mais próxima com Jesus. Queremos caminhar juntos e aproximarmo-nos um pouco mais da missão que Deus tem para cada um de nós.
Nas nossas reuniões temos momentos de partilha, de autoconhecimento, de oração. Tentamos abordar também temas mais relacionados com a Igreja Católica em si, compreender o que é ser católico e qual o nosso papel como católicos no dia-a-dia e na sociedade, através de ações concretas nas nossas vidas.